quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Caça: sim ou não?

O abate ilegal de aves é a grande polémica no concelho de Estarreja

A zona do Baixo Vouga lagunar, considerada reserva natural, tem sido afectada pela caça desmedida de todo o tipo de animais.
Perante a total ausência de qualquer fiscalização, ou presença intimidatória das autoridades, a prática sistemática de tiro junto das habitações tem-se mantido constante pondo em perigo as populações de Fermelã, Canelas, Salreu e Pardilhó.
Este assunto tem tomado proporções nunca antes pensadas tendo, não só chegado às assembleias de freguesia, mas também à assembleia municipal de Estarreja.
O núcleo regional de Aveiro da Quercus já se manifestou em comunicado, contra a caça ilegal às espécies migradoras de Verão, por exemplo o pato-real, devido a denúncias anónimas que falam, regra geral, sobre a caça nocturna junto às populações.
Este ano, a caça às espécies migradoras fora das zonas de apropriadas para tal iniciou-se em 22 de Agosto e os locais onde se pode caçar foram publicados num Edital da Direcção Geral dos Recursos Florestais. Deste modo, a não publicação no referido documento das zonas de caça do concelho de Estarreja, impediam o exercício desta actividade antes da abertura geral em Outubro.
Apesar de nos encontrarmos no decorrente mês de Outubro foram colocadas placas que informam a impossibilidade de caçar naquela região o que não impede que os caçadores o continuem a fazer.
Não se trata da primeira vez que polémicas relacionadas com a Zona do Baixo Vouga Lagunar se levantam neste mesmo concelho. Uma delas estava relacionada com a construção do caminho-de-ferro a poente, que atravessava uma Zona de Protecção Especial. Este assunto chegou à Comissão Europeia pois as organizações ambientais não permitiam que tais atrocidades fossem cometidas.
Por estes motivos o povo estarrejense reclama a interdição dos campos do Baixo Vouga Lagunar, à prática da caça. Este assunto está agora sobre a mesa do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos, que já se manifestou contra a caça na região.

Joana Sousa

Um comentário:

Fernando Pinto disse...

Parabéns pelo blogue, pelos conteúdos apresentados.

Cumprimentos do meu Olhar Ovarense.

FMOP