Desde dia 1 de Novembro que a zona do Baixo Vouga Lagunar tem sido fustigada por incêndios de algumas proporções.
Segundo António Valente, comandante dos bombeiros voluntários de Estarreja, estes fogos têm origem criminosa. “Na origem destes incêndios há sempre, uma origem criminosa, não sei se o termo criminoso será um termo violento, mas são efectivamente fogos colocados pela mão humana, porque como disse há pouco, os lavradores precisam de queimar aqueles caniços e juncos para ter renovação das pastagens.”
Questionado sobre a possibilidade de alguns destes fogos estarem relacionados com a polémica da caça o comandante responde que não existem provas concretas para tal. “Fala-se muito nisso e sei que inclusivamente a Quercus lançou um comunicado cá para fora a falar disso (…), não sei se tem alguma coisa a ver ou não. (…)
É possível que isso possa ter alguma influência porque os incêndios efectivamente afastam a caça para outras paragens e zonas que estejam abertas onde se possa caçar.
É uma situação que poderá ser equacionada.”
No combate a estes incêndios para além dos bombeiros voluntários de Estarreja estiveram envolvidos os bombeiros novos de Aveiro, os bombeiros voluntários da Murtosa e de Ovar.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário