quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Existe ou não existe uma “Cultura das Celebridades”?


Darryn Lyons, paparazzo de profissão, afirma que “nos anos 90 se desenvolveu um culto crescente, uma obsessão pela fama e pelos famosos. A «cultura das celebridades» tinha tomado conta dos jovens. Acho que estes últimos 20 anos vão ser recordados como a era da celebridade, tal como os anos 60 foram a era do «rock and roll».
Cada vez mais, as revistas cor-de-rosa nos mostram mais a vida dos famosos e muitas vezes estas mesmas revistas são a única coisa que a população portuguesa lê, principalmente o publico feminino. Nesta reportagem vamos tentar perceber o porquê desta “cultura das celebridades”.


Mas o qual o significado da “cultura das celebridades”?

Para Gloria Jolluskin, licenciada em Psicologia e docente na Universidade Fernando Pessoa, “não existe uma cultura das celebridades, a não ser que se considere o interesse que os portugueses têm de querer saber da via alheia”. Na sua opinião, as celebridades nacionais são pessoas que aparecem nas revistas e que vivem para “aparecer e dar nas vistas” e nem entende o interesse que isso pode trazer para alguém “a não ser alimentar o ego de cada pessoa”.
Jessica Evans, actriz de profissão, ela própria uma celebridade, completa em tudo a afirmação de Gloria, dizendo que “os indivíduos não se tornam celebridades como resultado de algo inato ou de qualidades magnéticas, mas a celebridade é um recurso criado e desenvolvido num conjunto de media relacionados (imprensa, cinema e programas de televisão), aos quais as audiências respondem de modo diversificado.”
A realidade é que as verdadeiras celebridades são poucas mas conhecidas por muitos.


A visão de um profissional

Uma grande dúvida podia “martelar” nas nossas cabeças sobre se existiriam ou não paparazzi em Portugal. Esta dúvida pode ser agora desfeita! A realidade é que tal como nos outros países, e como nos afirma Luís Silva, fotógrafo do grupo Impala, “os paparazzi funcionam como nos outros países, mas aqui não somos apelidados de tal.”
Na sua opinião, não existe uma celebridade fixa que mais venda no nosso país, pura e simplesmente “são sobretudo aquelas que estiverem mais «na berra» no momento”.
Mas como chega a informação até as redacções sobre os próximos passos das celebridades? Pois bem, muitas vezes são pessoas mais próximas das celebridades, entre amigos e família, que ligam para os jornalistas e os informam da presença deste ou daquele em determinado lugar e por isso Luís Silva afirma que tem “sorte em conseguir a fotografia” que lhe pediram.

Qual o interesse destas revistas?

Segundo Joana Sousa, estudante de Serviço Social, a revista que compra regularmente é a “Nova Gente porque fala da vida dos famosos de todo o mundo, como por exemplo reis de vários países, possui jogos que gosto e também tem coisas interessantes como informações acerca de certas doenças, pesquisas, entre outras coisas.”
Na realidade, e segundo Fernanda Vasconcelos, proprietária de um quiosque, a revista que mais vende é a Nova Gente e na sua opinião “as clientes compram sempre a mesma revista e não vão pela capa”. Questionada sobre qual a celebridade que mais vende, afirma que “são principalmente actores de novelas que vendem uma capa, pois o público quer saber a final da sua telenovela preferida”.
Mas se há casos de pessoas que comprem regularmente revistas, existem outras que nem por isso, como por exemplo Andreia Carvalho, estudante de Medicina Dentária, que afirma que não compra revistas regularmente e que quando o faz é para “ver as últimas tendências da moda”. Esta estudante diz ainda que “não gostaria de ser famosa como eles porque têm sempre a vida exposta nas revistas e nas televisões”. Pelo contrário Joana Sousa afirma que não se importaria “pois parecem ter uma boa vida”.

2 comentários:

Anônimo disse...

A capa de revista não podia estar melhor... Betty e a bicha no seu melhor:P...

Tanto trabalhinho;)... Beijinho***

Janitah disse...

É so trabalhinho minha linda... tas de parabéns...
Bjuxx