segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O Fenómeno de Vendas

Os números são chocantes. A autora italiana Sveva Casati Modignani, nascida em Milão, começou a escrever no ano de 1981 e já editou 20 livros traduzidos em várias línguas e editados em vários países de todo o mundo entre eles Portugal.
Este ano a autora decidiu dar uma prenda aos milhares de fãs portugueses durante a promoção do seu novo livro, Feminino singular, que é já um sucesso de vendas em todo o país.
A autora chegou a Portugal no dia 25 de Setembro e não parou de dar autógrafos aos seus fãs até ao dia 2 de Outubro.
Houve ainda felizardos que tiveram o privilégio de jantar com a mesma.





Sveva Casati Modignani


Jornalista de profissão, tal como o seu falecido marido, escreveu em conjunto com ele o primeiro livro denominado “Anna Dagli Occhi Verdi”, que consiste em histórias que a sua avó contava enquanto era menina.
Quando começou a escrever o seu livro, os editores acharam que o seu nome em conjunto com o do seu marido não soavam bem e então decidiram criar música para os ouvidos dos seus fãs. Surgiu então o pseudónimo Sveva Casati Modignani para este casal tão diferente.
Segundo Manuel Valente, director editorial da Porto Editora, “todo o nome é um pseudónimo. Utilizou o nome Sveva por gostar de mesmo e por ser um nome muito antigo em Itália e os nomes Casati e Modignani por serem os nomes de duas das famílias mais importantes de Milão.”
Neste momento Sveva tem 70 anos, é viúva, mas mantém a mesma imaginação para escrever.



O que escreve e para quem escreve?


Sveva escreve sempre sobre famílias, e daí o sucesso deste casal, e nestas famílias existe sempre uma mulher de armas, lutadora e forte, por isso é que os leitores desta italiana são “maioritariamente mulheres” como referiu Manuel Valente.
O ambiente na Fnac do Norteshopping durante a apresentação do livro era calmo mas era visível alguma ansiedade nos fãs presentes. A maioria das suas fãs, para além do livro Feminino Singular, levavam mais livros da autora para que todos fossem autografados.
Ana Sofia, leitora dos livros da italiana, e que levou dois livros para serem autografados, afirma que gosta “dos livros da Sveva, pois muitas das histórias acontecem e parecem mesmo reais.”
Feminino singular conta a história de uma mulher que sempre foi protegida e que nos anos quarenta decide começar a viver. Torna-se mãe solteira de três filhos todos eles de pais diferentes. Após a sua morte repentina a mãe revela alguns dos seus segredos.
Após este sucesso, e de forma a provar que esta senhora de 70 anos tem uma imaginação fantástica, o próximo livro já está na editora italiana e conta-nos a história de um casal que devido à diferença de classes e ao terrorismo não podem ficar juntos, uma história de amor, violência e feminismo, tão característico da autora.


O caso Português

Em Portugal Sveva Casati Modignani é representada pela Porto Editora que investiu 25 mil euros na campanha de Marketing. Segundo Manuel Valente “a Porto Editora quer mostrar que não edita só livros escolares”. O que é certo é que em todas as livrarias e em vários jornais e revistas se via a fotografia oficial de Sveva e o cartaz a promover o livro Feminino Singular.





Sveva provou ser uma mulher simples e que conta histórias baseadas em factos reais. Questionada sobre o livro que mais se parecia com a sua história e de qual gostava mais ela diz: “gosto de todos os livros que escrevo, não tenho nenhum em especial e coloco nele sempre um pouco de mim”.Os seus fãs aguardam a chegada do novo livro que se espera que seja mais um êxito.

Nenhum comentário: